Marília é conhecida como a capital do alimento, sedia cerca de 50 indústria do ramo. O município é um centro regional de ensino superior pois conta com 2 faculdades; 1 fundação de ensino e 3 universidades. São mais de 40 cursos superiores instalados no município.

o roubo do fogo

Nos dias 20 e 21 de agosto o município de Marília acolhe atividades de fomento e formação cultural através do Projeto Lumeia Festim Giralua de Artes. Com este projeto de Artes Integradas premiado pelo ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura, a Companhia de Bauru comemora seus 15 anos de trajetória. Os fundadores do grupo teatral são Alessandro Brandão, ator e artista plástico e Valsineire Castro atriz e produtora cultural, e ao longo da existência do grupo, diversos artistas, parceiros culturais e contratantes permearam a colaboração em centenas de projetos e apresentações artísticas. Marília é a cidade que encerra o Lumeia Festim, a circulação passou por Bauru, Igaraçu do Tietê, Santa Cruz do Rio Pardo, Cafelândia, Botucatu e Canitar.

No dia 20 de agosto as artes cênicas chegam à cidade, no CENTRO COMUNITÁRIO SÃO JUDAS TADEU – Rua Ribeirão Preto, 696 – Jd. Floresta,  com sessões às 10h e 14h. Serão apresentadas Contações de Histórias –  “Histórias e Lendas da Boca do Povo” que apresentam três narrativas orais recolhidas por Silvio Romero cujos personagens são o jabuti, o veado, a raposa, a onça e o macaco. Em cada uma das histórias, provas de esperteza e astúcia em paisagens que evidenciam a fauna e flora brasileira. Da obra de Henriqueta Lisboa os contos “O Caboclo D’Água” e “O Roubo do Fogo”, revelam que o ouro e o fogo em tempos passados possuíam seus guardiões. As artes visuais se apresentam na concepção cenografia, na construção dos bonecos e adereços cênicos. A música é permeada no espetáculo forjando o ritmo e a melodia em paisagens sonoras. As apresentações tem a duração de 50 minutos e são direcionadas ao público infantil.

À noite, em dois horários, às 19:30 e às 20:30h no CEEJA “Profa. Sebastiana Ulian Pessine”, sediado na Rua 24 de Dezembro, 162​ – acontece a Leitura Encenada para Juventude.  Na Leitura Encenada a obra literária é elevada a espetáculo. A leitura pública apresenta obra, autor e leitor; o texto é integral. Os atores encenam, dramatizam diálogos e se relacionam com elementos que remetem ao ambiente da narrativa.

Serão apresentados dois textos clássicos de nossa literatura: Filosofia de um par de botas  de Machado de Assis – duas botas, no fim de sua existência, relembram a quem serviram: pés de gente elegante, dançarino, sapateiro, padeiro em passos certeiros ou errantes. No texto A terceira margem do rio  de João Guimarães Rosa – um homem ordeiro, cumpridor, subitamente manda fazer uma canoa para caber justo o remador, e nela mora no rio. O filho, ao longo de sua vida, convive com a decisão inusitada do pai, seu drama e dos familiares e a estranheza de todo vilarejo. Duração: 50 minutos

Em 21 de agosto, nas dependências Oficina Cultural Tarsila do Amaral que fica na Avenida Nelson Spielmann, 593, no Centro, acontecem as Oficinas Artísticas. Das 8h às 12 – “Oficina de Pintura em Aquarela” coordenada por Alessandro Brandão, onde os participantes vão exercitar diversos usos da tinta aquarela numa proposta artística e pedagógica. 25 vagas estão disponibilizadas.

Das 13h às 17h a “A Linguagem dos Contadores de Histórias”, com coordenação de Val do Varal, propõe uma imersão no universo da arte de contar histórias e da mediação de leitura, focando em narrativas de contos tradicionais. Serão oferecidas 40 vagas e as inscrições já estão abertas .

O projeto Lumeia Festim Giralua de Artes foi premiado no edital nº 45/2014 do Programa de Ação Cultural- ProAC “Concurso de Apoio a Projetos de Artes Integradas II no Estado de São Paulo”, com atividades totalmente gratuitas.

Ficha Técnica:

atores:  Alessandro Brandão e Val de Castro

musicista: Marcela Fernandes

ator mediador: João Lucas Folcato

artes plásticas: Alessandro Brandão

comunicação: Mídia Frida

Serviço: LUMEIA FESTIM GIRALUA DE ARTES – Marília – dias 20 e 21 de agosto. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Histórias e Lendas da Boca do Povo – 20/8 –  9h e 14h. Classificação: livre. Local: Centro Comunitário São Judas Tadeu: Rua Ribeirão Preto, 696

LEITURA ENCENADA: MACHADO DE ASSIS E GUIMARÃES ROSA. 20/8 – 19h30 às 20h30. Local: CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessine: Rua 24 de Dezembro, 162​

WORKSHOP DE PINTURA EM AQUARELA 
21/08 – 9h às 13h
WORKSHOP DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. 21/08 – 14h às 18h. Local: Oficina Cultural Tarsila do Amaral
Avenida Nelson Spielmann, 593. Centro
Telefone: (14) 3453-5660 / 3433-2743 | tarsiladoamaral@oficinasculturais.org.br

Realização: ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Giralua Companhia de Artes.

Apoio: Oficina Cultural Regional Tarsila do Amaral.

proacsp_incentivoacultura   Print  logo_giralua_2

brasao  Print  logo_poiesis